quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Natal no estado judaico

O Natal, sendo uma celebração cristã mesmo que numa data imposta de modo a tirar do imaginário das pessoas uma celebração pagã a 25 de Dezembro, não é celebrado em Israel nem o dia 25 de Dezembro é sequer feriado. No entanto, o kibbutz lá nos ofereceu um jantar no refeitório comum para a festividade, na qual não faltou a presença de uma voluntária judia da África do Sul e de uma habitante israelita do kibbutz, e logo judia. De notar que mesmo entre os voluntários não-judeus (todos menos uma) poucos são declaradamente cristãos.
Um pouco antes do jantar recebemos a visita de Ronnie "Santa Claus" (veja-se na fotografia o motivo de tal alcunha) que nos veio desejar feliz Natal antes de se ir embora para nos deixar a sala. Depois do jantar seguiu-se uma fogueira onde foi assada alguma carne de porco oferecida pela fábrica das carnes onde estou a trabalhar. Deu-se depois a vinda de mais alguns habitantes do kibbutz sendo que o deles não teve problemas em experimentar uma salsicha mesmo depois de saber que se tratava de carne de porco.
 
 
 
 
 


 

As ruínas de Horvat Rimmon

Estas ruínas situam-se nas imediações do Kibbutz Lahav.







 











 
 
 



















 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Suinicultura no estado judaico

Sim, em Israel existe um complexo com currais, uma unidade industrial de transformação de carne de porco e um centro de pesquisa que utiliza porcos ou a sua carnes para a realização das mesmas pesquisas. Esse complexo situa-se exactamente no Kibbutz Lahav, onde me encontro a fazer o voluntariado.
O curral de existe neste kibbutz é o único existente em Israel, estado que tem uma lei a proibir os suínos de tocarem no solo tendo de estar os mesmos sobre uma plataforma. Depois de embalados, os produtos das carnes são vendidos em Israel, estado judaico mas onde nem todos os habitantes seguem a alimentação kosher (a começar pelos próprios habitantes do kibbutz).
Abaixo coloquei dois vídeos: um vídeo de promoção do centro de pesquisa situado no kibbutz onde são feitas pesquisas com suínos e um outro vídeo feito por alguém que foi ao mesmo centro de pesquisa e trouxe uma sandes com carne de porco vinda desse mesmo centro para o Muro das Lamentações.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O deserto do Negueve I

O Kibbutz Lahav encontra-se situado na região do Negev (portuguesado para Negueve). Esta região tem o mesmo nome que o deserto que se situa no sul e cobre cerca de 60% do território do Estado de Israel.
Ficam algumas imagens do mesmo deserto tiradas dentro de uma carrinha aquando da ida ao Mar Morto.