Já foi neste blog colocado um artigo inteiro sobre a maior de todas as minorias étnicas em Israel (e que até 1948 foram uma maioria), os árabes (na sua grande maioria muçulmanos mas também alguns cristãos). No entanto, em Israel vivem também outras minorias, tanto étnicas como religiosas.
A cidade antiga de Jerusalém está dividida em quatro bairros (Bairro Judaico, Bairro Muçulmano, Bairro Cristão e Bairro Arménio) sendo que um deles, o Arménio tal como o nome indica é habitado por arménios, um povo cristão (pese embora vivam num bairro diferente do Bairro Cristão predominantemente árabe), tendo sido o antigo Reino da Arménia o primeiro estado cristão no mundo (301 D.C.) remontando os registos mais antigos da existência desta comunidade em Jerusalém para o tempo do Império Romano.
No Norte de Israel, mais precisamente junto às fronteiras com o Líbano e a Síria, existe uma comunidade cuja definição é pouco precisa a começar na forma como os próprios elementos dessa comunidade se definem: os drusos. Os elementos deste grupo definem-se etnicamente como árabes (pese embora em Israel hajam elementos da comunidade que rejeitam esta definição) e religiosamente como muçulmanos, mas essa definição é rejeitada pelos seus vizinhos árabes muçulmanos que os consideram heréticos, apóstatas e impróprios de serem considerados muçulmanos devido à sua crença de que o califa Tariq Al-Hakim (século X-XI) foi uma encarnação de Deus e regressará no fim dos tempos. Durante séculos, e devido a perseguições, fingiram aceitar as doutrinas do islamismo dominante enquanto praticavam os princípios e rituais das suas crenças em segredo.
Outro caso de uma comunidade com base étnica e religiosa em Israel e cuja definição não é consensual é o caso dos samaritanos. O Estado de Israel considera-los judeus e também aos elementos deste grupo espalhados pelo mundo é reservada a possibilidade de fazer "aliyah" para Israel. Mas a judaicidade destes é contestada tanto pelos judeus ultra-ortodoxos como pelos próprios samaritanos. Os samaritanos consideram que os judeus tal como eles são descendentes dos hebreus mas divergiram em dois ramos diferentes enquanto os judeus ultra-ortodoxos consideram os samaritanos descendentes dos invasores assírios que terão acabado com o Reino de Israel no século VIII a.C. que se teriam convertido à religião do povo conquistado. As relações entre estes dois povos foram desde então conflituosas.
Outro caso de uma comunidade com base étnica e religiosa em Israel e cuja definição não é consensual é o caso dos samaritanos. O Estado de Israel considera-los judeus e também aos elementos deste grupo espalhados pelo mundo é reservada a possibilidade de fazer "aliyah" para Israel. Mas a judaicidade destes é contestada tanto pelos judeus ultra-ortodoxos como pelos próprios samaritanos. Os samaritanos consideram que os judeus tal como eles são descendentes dos hebreus mas divergiram em dois ramos diferentes enquanto os judeus ultra-ortodoxos consideram os samaritanos descendentes dos invasores assírios que terão acabado com o Reino de Israel no século VIII a.C. que se teriam convertido à religião do povo conquistado. As relações entre estes dois povos foram desde então conflituosas.
Mas a mais pequena de todas as comunidades religiosas em Israel são os Baha'i. A religião Baha'i nasceu na Pérsia (actual Irão onde os crentes desta religião são perseguidos) no século XIX e tem o seu centro em Haifa, Israel, onde foi construído um templo, com o maior e mais vistoso jardim de toda a cidade, sobre o local onde se encontram os restos mortais de Baha'u'allah, o criador da religião. Esta comunidade em Israel é composta apenas pelos voluntários (cerca de 700) que trabalham no templo e sua propriedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário